domingo, 28 de fevereiro de 2010

Quero Mais



Este bolo vem-me à cabeça, automaticamente, sempre que ouço a palavra tentação, algures entre o Gaël Garcia Bernal e uma volta ao mundo de saco às costas. A minha prima Rita e eu somos fãs incondicionais e pediamos sempre à minha Avó Ai para o fazer, até que soubemos que dava um trabalhão...

Ontem de manhã, depois de uma noitada que me tirou a voz, rumei à casa da minha avó para aprender a fazê-lo. O pior é que eu tenho tão má fama aqui em casa que ninguém acreditou que eu estava realmente implicada na confecção do dito.

A receita foi tirada de um livro que a minha avó comprou a umas brasileiras quando ainda estava em Lourenço Marques e acrescentou a sua marca inconfundível para as minhas papilas gustativas.

Ora aqui vai, tomem nota, que eu vou escrever isto só uma vez (referência à série de culto "Allô, allô !") e na terceira pessoa que neste livro não se dá confiança.


Ingredientes :
6 ovos
250 gr açucar
100 gr fécula de batata
100 gr farinha de trigo
1 colher de chá de fermento inglês (calculo que na nossa época podemos usar de outro país)

Modo de fazer :
Bata as claras em neve, junte as gemas e continue a bater até ficar uma mistura clara e espumosa. Adicione o açucar e continue a bater. Adicione aos poucos alternadamente a farinha e a fécula de batata. Acrescente o fermento. Use forma redonda e forno quente.

Recheio (e aqui é que a minha avó complica e ajusta) :
Aqueça 2 copos de leite, 1 chávena (de chá) de açucar, 1 gema, 2 colheres (de sopa) de maizena, 2 gotas de baunilha e vá mexendo até ficar um creme espesso. Tire do forno e quando estiver morna, acrescente aos poucos e mexendo sempre 200 gr de manteiga já mole. No livro diz "até ficar boa liga".
Parta o bolo já frio em três na horizontal, aplique doce de ananás e depois o creme que acabei de explicar como se faz. Armado o bolo, cubra-o com o creme restante e salpique-o com o seguinte caramelo : 2 chávenas (de chá) de açucar, 1 chávena (chá) de amendoim torrado e moído. Queime o açucar com uma colher (chá) de água, junte o amendoim e misture bem. Despeje no mármore untado (no livro partem do princípio que todas as cozinhas têm mármore, como a da minha avó tem, não há problema, para quem não tenha ... ups! só agora é que aviso...), deixe esfriar e triture com um rolo. Espalhe sobre a cobertura de creme e ponha no frigorífico.
A minha avó levou com ela mais caramelo para acrescentar à hora de servir. Ela pensa em tudo !

Doce de ananás :
Pesa-se o ananás de uma lata de conserva, já sem o sumo, bien sûr e usa-se a mesma quantidade de açucar. Vai ao lume, sempre a mexer até fazer estradinhas.

E pronto, aqui está um bolo que tem pelo menos umas 3 receitas. Mas cada uma delas vale a pena.
Vó, quero mais !

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Leite condensado em bisnaga ??!!!



Epá , o que é que é isto ?

Eu já sabia que os homens do marketing não tinham escrúpulos, nem moral mas desta vez é criminoso !

Querem-me matar ?

E o que é que é aquela notazinha sádica "Depois de aberto dura 15 dias no frigorífico" ???

E a frase a vermelho tipo bolachinhas tentadoras da Alice no Pais das Maravilhas "Gôutez-moi" (trad. provem-me)?

Até é bem provável que isto já exista há anos no mercado, mas só hoje é que que caiu no cesto das compras.

Já comi tudo, claro, agora não vou almoçar. E nem é por causa de culpabilizações ou de dietas, é mesmo porque não consigo !

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Sablés ou areias ou areados com amor e garras assanhadas


Domingo de São Valentim ou dia de ano novo chinês, é à escolha, aqui por casa, festejamos os dois e não damos importância a nenhum. Namora-se quando se quer e não se precisa de dia e o Tigre, no que nos diz respeito, não deve mudar muito do Bufalo.
Mas por causa das coisas, hoje comemos chinês e eu lembrei-me que era Tigre. E por graça de outras coisas, fizemos uns corações, why not ? no meio de vacas, bonecos, lobos, peixes, passaros, estrelas...Fizémos sablés, o que pelas bandas portuguesas, quer dizer que fizémos areias, ou qualquer coisa de género. Basicamente quisémos fazer algo a 8 mãos facil de fazer e ainda mais facil de comer. Depois, se a decoração nos levou quase a tarde inteira a culpa é toda nossa...
Esta receita, que é tão facil, que nem se devia chamar assim. Começa com um ovo (sem a casca), 100 gr de açucar, mexe-se até ficar esbranquiçado, depois junta-se 200 gr de farinha,e no final 90 gr de manteiga molinha e partida em bocados. Com as 8 mãos que se encontram facilmente em nossa casa, mexe-se e remexe-se até ficar areia (por vezes é necessario juntar um pouco de farinha) e depois uma bola que se lança ao ar e tudo.
15 minutos no frigorifico de castigo embrulhada em papel aderente.
E toca a estender com um rolo de pasteleiro ou com as mãos se a vossa cozinha estiver tão (mal) equipada como a minha. Tenta-se obter uns 5 milimetros de espessura.
E a partir dai é dar asas à imaginação ou simplesmente utilizar forminhas.
Pincela-se as obras de arte com uma gema de ovo e zunga, tudo ao forno de 170° durante mais ou menos 15 minutos. A vigiar de perto !

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Isto era para ser umas trufas de chocolate branco e coco

Porque é que este tipo de coisas esta-me sempre a acontecer ?
E o pior é que até este quadradinho desgraçado ja não existe ... vai ser bonito no Verão, vai...