domingo, 27 de dezembro de 2009

Bolo de Nozes (e de Vozes) da Céu


A Céu é na verdade Maria do Céu, mas ela detesta o seu nome, demasiado católico para o seu gosto de mulher prática e terra-à-terra. Estou feita se ela sabe que eu tornei isto público, mas a minha integridade de bloguista a isto me obriga. A Céu é também a minha mãe.
Antes de começarmos tivémos direito ao sketch "Nozes/Nós" do costume:
Céu - Vamos fazer o bolo de Nozes?
Julia - De nos? É meu também?
Sim, a minha filha adora revisitar os clássicos.

250 gr de açucar
250 gr de
Nozes (já descascadas, of course! Quebra Nozes para a minha mãe é Tchaikovsy)
Não esquecer de deixar umas 10 nozes inteiras para enfeitar
6 ovos
2 colheres de sopa de farinha (das que já têm fermento, actualmente são quase todas)

Aquece-se o forno a 180 graus. Bate-se em castelo as claras primeiro. E ficam à espera. Isto faz com que a minha mãe não tenha que lavar as pás da batedeira. Rala-se as nozes (à máquina, claro!) e misturam-se à farinha. Bate-se as gemas com o açucar e depois juntam-se as nozes e a farinha. No fim adiciona-se as claras com uma colher de pau. Tudo isto vai para o forno num tabuleiro untado de manteiga. Depois de cozido, desenforma-se sobre um pano e corta-se ao meio de maneira a ficarem duas partes iguais e barra-se com o molho.


Recheio :
1 tablette de chocolate para mousse
250 gr de natas
Tudo para dentro de um tachinho e aquece-se até que o chocolate derreta, mistura-se e já está !

Esta receita foi, muito provavelmente, copiada de um livro ou arrancada a alguém, mas tão adaptada e simplificada pela minha mãe (que tem uma capacidade de síntese do melhor e do pior que há) que qualquer semelhança entre esta receita e a original é pura coincidência.
Se não tens tempo a perder com lamechices, esta receita é para ti.

Créditos: A minha filha Julia, que tem 3 anos, e que se pela por estas coisas, ajudou a avó a fazer o bolo e a "lavar" os utensílios - ficou tudo lambidinho, que é uma riqueza!

Sem comentários:

Enviar um comentário