domingo, 14 de fevereiro de 2010

Sablés ou areias ou areados com amor e garras assanhadas


Domingo de São Valentim ou dia de ano novo chinês, é à escolha, aqui por casa, festejamos os dois e não damos importância a nenhum. Namora-se quando se quer e não se precisa de dia e o Tigre, no que nos diz respeito, não deve mudar muito do Bufalo.
Mas por causa das coisas, hoje comemos chinês e eu lembrei-me que era Tigre. E por graça de outras coisas, fizemos uns corações, why not ? no meio de vacas, bonecos, lobos, peixes, passaros, estrelas...Fizémos sablés, o que pelas bandas portuguesas, quer dizer que fizémos areias, ou qualquer coisa de género. Basicamente quisémos fazer algo a 8 mãos facil de fazer e ainda mais facil de comer. Depois, se a decoração nos levou quase a tarde inteira a culpa é toda nossa...
Esta receita, que é tão facil, que nem se devia chamar assim. Começa com um ovo (sem a casca), 100 gr de açucar, mexe-se até ficar esbranquiçado, depois junta-se 200 gr de farinha,e no final 90 gr de manteiga molinha e partida em bocados. Com as 8 mãos que se encontram facilmente em nossa casa, mexe-se e remexe-se até ficar areia (por vezes é necessario juntar um pouco de farinha) e depois uma bola que se lança ao ar e tudo.
15 minutos no frigorifico de castigo embrulhada em papel aderente.
E toca a estender com um rolo de pasteleiro ou com as mãos se a vossa cozinha estiver tão (mal) equipada como a minha. Tenta-se obter uns 5 milimetros de espessura.
E a partir dai é dar asas à imaginação ou simplesmente utilizar forminhas.
Pincela-se as obras de arte com uma gema de ovo e zunga, tudo ao forno de 170° durante mais ou menos 15 minutos. A vigiar de perto !

1 comentário: