quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Chiffon de chocolate

A história deste bolo não é muito certa, ou esta receita veio da minha avó Aidinha ou de uma tal de tia não sei quê da parte da minha mãe. Fazemo-lo quando há um dos "grandes" que faz anos, porque é tão fofo e leve que não aguenta grandes decorações em cima. And I love it ! Mas não sei porquê nunca fica como o da minha avó, ou como o da minha mãe. Hei-de fazer um laboratório culinário com uma delas, assim como quem não quer a coisa, acho que me estão a esconder algo ...

300 grs de açúcar
175 grs de farinha
2 colheres de chá de fermento
1/2 chávena de chocolate em pó
1/2 chávena de óleo
3/4 chávena de água quente
7 ovos

Junta-se, numa tigela grande, o açúcar, a farinha e o fermento.
Põe-se a batedeira a bater e junta-se o óleo, o chocolate desfeito na água quente e as gemas. Bate-se tudo durante15 minutos.
Bate-se as claras em castelo e misturam-se à massa, sem bater.
Vai a cozer em forno fraco, numa forma alta
Depois de cozido e frio, recheia-se com o creme.

Para o creme:
1 chávena de açúcar em pó
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau
1 ovo inteiro

Bate-se a manteiga com o açúcar muito bem. Depois o chocolate ou o cacau batendo-se sempre e junta-se o ovo inteiro até ligar. Ou então, esqueçam tudo e façam chantilly com chocolate, minhami.

O bolo na foto é baixinho porque só fiz meia receita e o molde é grande, não fiz o creme porque é para ser comido com os babes cá de casa... Mas um dia, faço um "à grande" e venho cá rectificar isto!

PS1 : Chiffon é um tecido, mas em França, normalmente é um pano tipo velho para limpar de tudo... não muito romântico, ah ?!

PS2 : Ao contrario da maioria dos bolos de chocolate, este não é nada enjoativo, deixa-se comer muito facilmente. "C'est fin, ça se mange sans faim", é o bolo de chocolate mais chique e francês que podera sair de um forno digno desse nome.

1 comentário:

  1. Bem, eu já começo a achar nisto alguma coincidência a mais.... os pratos de eleição dos meus pais são o camarão à nacional (feito pelo meu pai), o bolo de chiffon de chocolate (feito pelo meu pai), o caril de frango ou de camarão (da minha Avó A. - mas não é Aida!... e agora da minha mãe)... origens moçambicanas e vai daí que ainda somos primas ou qq coisa...

    ResponderEliminar